terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ingredientes 2ª parte


E continuando com o que começamos na semana passada. Vamos ver mais alguns ingredientes que são mágicos quando misturados a bebida alcoólicas. 

Fruta - É um dos principais ingredientes para se fazer um cocktail. É raro o cocktail que não leve uma fruta para dar ou um sabor tropical ou um sabor mais doce. Dentro das frutas, existe vários grupos mais destacamos aqui três.

- Tropical, onde se encontram as frutas mais exóticas e diferentes como maracujá, abacaxi ou manga. Normalmente as frutas tropicais são as que mais conseguem dar sabor a um cocktail. São muito intensas e tem características únicas. Certamente não passam desapercebidas dos que mais gostam de cocktails.




- Doces, onde se encontram os morangos e a tangerina. São muito boas para misturar com bebidas de teor alcoólico leve. Como a intensidade do sabor não é tão grande quanto nas frutas tropicais, elas precisam de ter pouco álcool na bebida para poder o sabor ser notado. Mas não devem ser misturadas com bebidas alcoólicas doces. Assim evita que a bebida possa ficar muito enjoativa.



- Amargas, onde se encontram o limão (sem ser o sumo), o kiwi ou a laranja. Essas frutas são excelentes para misturar com bebidas alcoólicas fortes, isso por que, como são frutas com muita acidez, elas conseguem cortar bem o sabor do álcool. Também são bastante usadas em bebidas que frutas doces de maneira a ajudar cortar um pouco do álcool e deixar as frutas doces trazerem mais sabor.

Legumes ou Vegetais – No passado não se fazia muitos cocktails com legumes ou vegetais mas certo é que está cada vez mais moda usa-los. Quem começou com essa moda foram os Gins Tónicos que começaram a usar bastante os pepinos para fazer cocktails. Depois vieram também os cocktails com base de cenoura e beterraba mas muitos deles são mais experiencias do que bons cocktails. Por isso, apesar de terem um sabor muito distinto, não são fáceis de se arranjar um bom casamento entre bebidas e vegetais/legumes. Recomendamos muitos testes para aprimorar o sabor antes de criar uma receita com eles de base.

Especiarias – Já são usadas a mais tempo que os legumes ou vegetais mas também tem características muito distintas nas suas bebidas. Os mais usados são o gengibre, a pimenta e o cravo. Aqui, a maior parte dele são vistos, mais uma vez, nos Gins Tónicos. Mas já se vê bons cocktails com cravo e pimenta a base de vodka ou rum. Exigem alguma perícia para saber como podem ser usados, até por que, normalmente não são ingredientes que são usados diretamente nas bebidas. Muitos deles são pré-preparados antes de ir para um cocktail. Só assim é que conseguem trazer todo o seu sabor sem ser demais para quem bebe.

E fechamos aqui os principais tipos de ingredientes que consideramos a base para se fazer cocktails. Acha muito? Se pensar bem vai ver que não. O universo de cocktails é bem mais amplo do que imaginamos e garantidamente ainda existe muitos ingredientes que um dia vão ser descobertos para fazerem grandes cocktails. Cheers!

Sem comentários:

Enviar um comentário